segunda-feira, 10 de junho de 2013

Richard Phillips e o prazer visual




RICHARD PHILLIPS
Lindsay III, 2012
Oil on linen
243.8 x 367 cm


Richard Phillips (1962)

As suas pinturas de hiper-realismo, de grande escala lembram-nos o estilo pictórico das revistas dos anos 1950, 1960, 1970, reflectindo as tradições culturais da imagem. Elaborado a partir de fotografias, o seu trabalho lida com a comercialização do homem, dos seus desejos, ideias, acções, identidade, sexualidade, política e desejos. Richard Phillips traduz as imagens em desenhos e pinturas através de um processo tradicional, e ao faze-lo tira partido da qualidade icônica das fotografias que os meios de comunicação partilham. Nos seus retratos close-up, os temas são essencialmente mulheres, tanto de revistas pornográficas como musicos, actores, politicos. O seu trabalho tem por base retratar pessoas famosas, importantes para a sociedade americana, e mais do que qualquer outro pintor contemporâneo do seu género, as imagens de Phillips alcançam um nível de reconhecimento fora do mundo da arte, estando directamente ligadas ao universo da moda, aos mídia, e ao cinema.
Nesta obra de Richard Phillips é evidente a conotação sexual de relação e poder que existe na imagem. Assim como acontece na publicidade, há um misto de emoções a nível sexual. A mulher é observada pelo homem, e simultaneamente exibe-se de forma provocadora, tendo uma grande carga erótica, é caracterizada enquanto objecto sexual passivo, de desejo. Transpõe prazer visual em que satisfaz o desejo do olhar masculino, atingindo assim o público alvo. Desta forma, as mulheres transportam em si o poder de serem olhadas e Richard Phillips torna isso evidente com as suas obras de caracter mais pop, comercial.

Referências 
weblog: http://www.gagosian.com/artists/richard-phillips


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.