Agora aquilo que melhor conseguimos observar destes domingos
são grandes superfícies comerciais repletas das famílias a passar o seu “tempo
de qualidade”, a passear por lojas abafadas, a experimentar roupa a roupa
desarrumada das prateleiras, depois de outras tantas mãos já lhe terem mexido...
Mesmo que se fale na redução do consumo, de que apesar de os centros comerciais
estarem cheios, terem “horas de ponta” e a afluência às lojas ser muita, apenas
se observa e aproveita o espaço, a verdade é que passar várias horas num espaço
dedicado ao consumo, com tanta oferta e com os desejos cada vez mais crescentes
de adquirir certos produtos, influencia sempre que se compre, nem que seja uma
garrafa de água ou os legumes que faltam para o jantar.
Será uma questão de uma falta de proximidade progressiva
entre as famílias, a diminuição da vontade de estar em contacto, que leve tantas
pessoas a querer passar um dia (que muitas vezes é o único dia da semana em que
se pode descansar) num local fechado repleto de outras famílias na mesma
situação? Parece estranho que se ache agradável passar tempo com a família a
ver montras de lojas. Naturalmente, surge a questão: será que o valor dos
objectos já ultrapassou a importância das relações pessoais?
A ida às compras começa a ser um ritual. A família chega
toda junta, à entrada cada um segue para a área onde estão as lojas com mais
interesse e combina-se uma hora de encontro para o regresso a casa. Mais que
isso, o culto do centro comercial já o eleva a um local “a visitar”, tal e qual
como um monumento nacional. Hoje em dia, é normal reagir-se ao anúncio de um
novo espaço comercial com a vontade de conhecê-lo porque nunca se esteve lá,
apesar de ter exactamente os mesmos produtos que todos os outros, disponíveis
da mesma forma. A nova forma de viajar em família e conhecer o país é saber
como é o centro comercial local, o número de lojas que tem e quantos
restaurantes tem a mais que o do sítio onde se vive.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.