Ao assistir à televisão, ler um jornal ou revista,
ouvir rádio ou olhar para um cartaz de rua, a nossa atenção é despertada para
mensagens que convidam a experimentar um determinado produto ou a utilizar
algum serviço. São anúncios que pedem para usar um determinado sabonete, fumar
cigarros de certa marca, depositar dinheiro numa caderneta de poupança e
inúmeros outros. Outras vezes, embora sem se referir especificamente aos
produtos ou serviços, os anúncios mencionam uma determinada empresa ou
instituição, falam da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela
propicia ou da sua contribuição para o progresso do país. Procuram, dessa
forma, criar uma imagem positiva da entidade para simpatizar-mos com ela.
Trata-se, em todos estes exemplos, de publicidade, também denominada de
propaganda comercial.
Ao assistir à televisão, ler um jornal ou revista, ouvir rádio ou olhar para um cartaz de rua, a nossa atenção é despertada para mensagens que convidam a experimentar um determinado produto ou a utilizar algum serviço. São anúncios que pedem para usar um determinado sabonete, fumar cigarros de certa marca, depositar dinheiro numa caderneta de poupança e inúmeros outros. Outras vezes, embora sem se referir especificamente aos produtos ou serviços, os anúncios mencionam uma determinada empresa ou instituição, falam da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela propicia ou da sua contribuição para o progresso do país. Procuram, dessa forma, criar uma imagem positiva da entidade para simpatizar-mos com ela. Trata-se, em todos estes exemplos, de publicidade, também denominada de propaganda comercial.
A produção desses anúncios envolve diversas e
diferentes etapas. A empresa que deseja aumentar as vendas, o número de
clientes dos seus serviços, ou o candidato que quer ser eleito, contrata uma
agência de propaganda. A partir daí, são os profissionais especializados que
passam a estudar cuidadosamente os diversos aspectos que lhes permitam adquirir
um perfeito conhecimento da situação. Verificam as características do produto
ou serviço, formas de distribuição, preços e informam-se sobre os concorrentes.
No caso de candidatos a cargos políticos, analisam as suas qualidades, aspectos
físicos, idéias que defendem etc. Depois de obtido o maior número possível de
informações, a agência passa a investigar os prováveis consumidores ou
eleitores. Começam por pesquisar os seus hábitos, expectativas, motivações,
desejos e todos aqueles elementos que são necessários para prever as atitudes
que poderão assumir quando estiverem face a face com a propaganda apresentado.
Verificam-se ainda, os hábitos de leitura, os locais que frequentam, canais de
televisão e estações de rádio preferidos e os respectivos horários. Na posse de
todos estes dados, relativos ao que deve ser anunciado, às pessoas que devem
receber as mensagens e aos veículos de divulgação, a agência prepara a
campanha. Tem a condição, assim, de criar os comerciáis e anúncios de forma
atrativa e convincente para, de seguida, difundi-los nos locais, veículos e
horários mais adequados à consecução dos objetivos que tem em vista.
Com
isto podemos concluir que a propaganda ideológica não é meramente a realização
de um campanha publicitário sem mais nem menos, mas sim em muitos casos a
reliazação estudada de uma campanha publicitária. A mente das pessoas é
manipulada e estudada a rigor para atingir o máximo de aderência ao produto.
O maior interesse é beneficiar a todos. Uma
propaganda que é ligada a valores, tocando profundamente as pessoas.
Mas não podemos pensar na propaganda
ideológica somente ligada à publicidade (anúncios). Porque temos exemplos de
outras propagandas ideológicas que não remetem á pubicidade.
Um exemplo são os heróis americanos, músicas
(personagens, símbolos, capitão américa...).
Personagens: Símbolos ligados a movimentos
(Guevara).
Instrumentos: A internet hoje é muito forte
(Sites puramente ideológicos).
Colocar idéias contra
certos sistemas estabelecidos.
Personagem Ideológica
V for vendetta
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