domingo, 6 de janeiro de 2013

Propaganda comercial, eleitoral e ideológica



Ao assistir à televisão, ler um jornal ou revista, ouvir rádio ou olhar para um cartaz de rua, a nossa atenção é despertada para mensagens que convidam a experimentar um determinado produto ou a utilizar algum serviço. São anúncios que pedem para usar um determinado sabonete, fumar cigarros de certa marca, depositar dinheiro numa caderneta de poupança e inúmeros outros. Outras vezes, embora sem se referir especificamente aos produtos ou serviços, os anúncios mencionam uma determinada empresa ou instituição, falam da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela propicia ou da sua contribuição para o progresso do país. Procuram, dessa forma, criar uma imagem positiva da entidade para simpatizar-mos com ela. Trata-se, em todos estes exemplos, de publicidade, também denominada de propaganda comercial.



A produção desses anúncios envolve diversas e diferentes etapas. A empresa que deseja aumentar as vendas, o número de clientes dos seus serviços, ou o candidato que quer ser eleito, contrata uma agência de propaganda. A partir daí, são os profissionais especializados que passam a estudar cuidadosamente os diversos aspectos que lhes permitam adquirir um perfeito conhecimento da situação. Verificam as características do produto ou serviço, formas de distribuição, preços e informam-se sobre os concorrentes. No caso de candidatos a cargos políticos, analisam as suas qualidades, aspectos físicos, idéias que defendem etc. Depois de obtido o maior número possível de informações, a agência passa a investigar os prováveis consumidores ou eleitores. Começam por pesquisar os seus hábitos, expectativas, motivações, desejos e todos aqueles elementos que são necessários para prever as atitudes que poderão assumir quando estiverem face a face com a propaganda apresentado. Verificam-se ainda, os hábitos de leitura, os locais que frequentam, canais de televisão e estações de rádio preferidos e os respectivos horários. Na posse de todos estes dados, relativos ao que deve ser anunciado, às pessoas que devem receber as mensagens e aos veículos de divulgação, a agência prepara a campanha. Tem a condição, assim, de criar os comerciáis e anúncios de forma atrativa e convincente para, de seguida, difundi-los nos locais, veículos e horários mais adequados à consecução dos objetivos que tem em vista.

Com isto podemos concluir que a propaganda ideológica não é meramente a realização de um campanha publicitário sem mais nem menos, mas sim em muitos casos a reliazação estudada de uma campanha publicitária. A mente das pessoas é manipulada e estudada a rigor para atingir o máximo de aderência ao produto.

O maior interesse é beneficiar a todos. Uma propaganda que é ligada a valores, tocando profundamente as pessoas.
Mas não podemos pensar na propaganda ideológica somente ligada à publicidade (anúncios). Porque temos exemplos de outras propagandas ideológicas que não remetem á pubicidade.
Um exemplo são os heróis americanos, músicas (personagens, símbolos, capitão américa...).

Personagens: Símbolos ligados a movimentos (Guevara).
Instrumentos: A internet hoje é muito forte (Sites puramente ideológicos).
Colocar idéias contra certos sistemas estabelecidos.

                                                              Propaganda comercial Ideológica


Personagem Ideológica

V for vendetta








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