quinta-feira, 22 de novembro de 2012

As revistas femininas são também para homens.


Não é preciso vocês serem raparigas para já terem lido uma revista feminina (o mesmo se aplica na vice-versa). O que não falta aí são revistas para mulheres, como a Happy e a Cosmopolitan, e vão dar todas ao mesmo.

Este post trata-se duma opinião, eu não sou leitora deste tipo de revistas, mas já vi tabloides e já folheei algumas, por isso vou basear-me apenas nisso e nalguma pesquisa.
Podemos pegar na Happy e na Playboy, cada uma é destinada a dois públicos opostos diferenciados – mulheres dum lado, homens de outro (respectivamente). Por isso, supostamente, poderiam ser revistas com temas opostos e diferenciados.
Sim, as revistas de homens normalmente tendem mais para carros e desporto e coisas do género, e as revistas de mulheres são maquilhagem e moda geralmente, mas claro que há mais temas em ambas as revistas para além disto.

     Se são revistas dedicadas a públicos opostos que tendem para ter gostos opostos, por que é que acabam por não ser assim tão diferentes? É por sermos humanos? 
Se já se deram ao trabalho de reparar, numa revista masculina tende para aparecer fotografias de mulheres bonitas, em poses sensuais, provocadoras, a mostrar o que têm de melhor, porque é isso que atrai muitos homens; mas o que é curioso é que nas revistas de mulher é quase a mesma coisa. Quase que não aparecem imagens de homens, e as que aparecem, é 1 em cada 20. Em toda a variedade de artigos que a revista feminina pode ter, as fotografias são geralmente idênticas, fotos de modelos em variadas roupas e poses, e muitas vezes nem estão relaccionadas com o artigo.

  O que também predomina imenso numa revista feminina é a publicidade. Publicidade enche praticamente metade da revista (ou até mais), e todos os produtos publicitados às leitoras são feitos através de imagens de mulheres elegantes, autênticas princesas, que nada têm haver com as mulheres em geral, que atraem mais homens provavelmente, do que mulheres, porque nem se identificam com elas.

   Se a revista, a publicidade e os produtos são direccionados a mulheres, porque é que parece que são mais direccionados a homens? Pronto, provavelmente isto tudo deve-se à ideologia predominantemente masculina que nos rodeia – tal como já vimos, é indiferente sermos rapaz ou rapariga que tudo o que nós vemos, vemos com influência da ideologia masculina que nos rodeia. Também é provavel que seja porque ao longo de toda a história, a figura feminina é o ícone/símbolo da beleza. Talvez o que leva aos anúncios de langerie serem assim tão provocadores e sensuais é uma tentativa de fazer as mulheres acreditar que ao vestirem aquilo podem ser assim. Ou também é provável que isto tudo seja apenas estratégia de marketing, e seja uma forma de alcançar um público mais vasto.


Capa da revista Playboy
Anúncio de lingerie

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.