sábado, 24 de novembro de 2012

The Khan Effect


Mais do que fazer parte de cultura de massas, o cinema molda os parâmetros sociais dessas mesmas massas para as quais é feito. E embora grande parte da população que sonhe em atingir a vida da estrelas de Hollywood, há outros “woods” que, aliás, geram mais receitas e movem mais meios que o original.
Um desses mega-estúdios, se assim o quisermos chamar, é Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, originalmente criada na cidade de Bombaim, hoje Mumbai.
Sabendo da qualidade dos actores de Bollywood  - por ser espectadora regular - achei curioso que quando Danny Boyle escolheu fazer um filme de uma história indiana, escrita por um indiano, passada na Índia e sobre os seus habitantes, optaou por um actor inglês para o papel de protagonista, ainda que este tenha origens indianas.
Quando inquirido sobre esta escolha, Boyle justificou:


Actor Dev Patel, protagonista de Slumdog Millionaire


“A minha ideia era mesmo essa, ir buscar actores de Bollywood para uma produção britânica para assim fazer com que “Slumdog Millionaire” fosse uma ponte entre o oriente e ocidente. Mas foi difícil. Sempre pensei no Jamal (personagem principal) como sendo um underdog, um rapaz que aparenta ser fraco através da constituição física, mas que prova que o seu caracter é bem diferente do seu corpo. Em Bollywood não há actores escanzelados. São todos bem constituídos e com músculos, e isso ia contra o conceito da própria história. Foi por isso que escolhemos o Dev (Patel)”







Confrontada com esta questão, comecei a passar em revista todos os filmes de Bollywood que vi e percebi que de facto há um estereótipo de “protagonista/herói” forte e musculado. Há como que uma formula que se repete infinitamente e todos os filmes que lhe tentam fugir até podem obter críticas excelentes, mas acabam por ser não ser consumidos pelas massas que fazem o cinema existir. E para agradá-las surge então o “Khan effect”, que ganha o seu nome pelo actor que se iniciou esta tendência, Salman Khan (foto da 3ª fila da imagem abaixo). O facto de a maioria dos actores de grande sucesso de Bollywood ter o apelida Khan - embora não tenham relações de parentesco entre eles - veio também contribuir para o uso desta expressão para caracterizar os filmes nos quais estes actores participam. Na Índia é sabido que quando um filme tem o “Khan effect” será um sucesso nas bilheteiras.

Actores de Bollywood que têm o "Khan effect"
1ª fila: Ajay Devgan, Hrithik Roshan, John Abraham
2ª fila: Shar Rukh Khan, Amir Khan, Saif Ali Khan
3ª fila: Salman Khan

A ideia de que tornamos as pessoas em produtos, em meros meios de comunicação de um ideal utópico e perfeito que alimenta fantasias de mulheres em todo o mundo é, na minha opinião, assustadora. Podemos até estabelecer uma comparação radical entre os actores apresentados todos lado a lado nos cartazes dos seus repectivos filmes e candeeiros fabricados em série, colocados lado a lado na prateleira de uma loja, ambos prontos para serem consumidos. E se o abajur está lascado, ou se há um músculo que não está suficientemente definido esse objecto é imediatamente descartado e substituído por um dos muitos que estão na fila de espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.