segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Olhares diferentes



Apesar de pertencerem à espécie humana, a mulher e o homem apresentam características que os distinguem. Não estou a falar das características óbvias, como a genética e a química de que os seus corpos são feitos. Falo  apenas dos traços que são transmitidos para o exterior, principalmente os psicológicos.

Por muitos anos que passem e por muito que se diga que os homens e as mulheres são diferentes, logo têm direitos e deveres diferentes, os dois lados da mesma espécie estarão sempre em discordância no que toca a alguns aspectos. O homem será sempre símbolo de liderança e força, enquanto as mulheres serão sempre muito mais frágeis e vulneráveis em relação a eles. Apesar de me parecer errado dizer isto, o sexo feminino vive um pouco "na sombra" do masculino, isto é, a mulher quase que aceita o homem como "líder". De facto, na natureza encontramos milhares e milhares de casos assim; basta contarmos quantas espécies de animais existem no planeta e subtrair algumas excepções.


O olhar masculino e o olhar feminino deveriam ser diferentes (senão não se dividiam entre "feminino" e "masculino"). No entanto, parece que o olhar feminino tende a seguir o masculino. Isto é, se pensarmos em moda, beleza, revistas, etc, vamos chegar à conclusão que em ambos os géneros o olhar recai sobre a mulher e sobre o seu corpo e a sua beleza. Na imagem que publiquei com este texto vemos uma espécie de esquema de como aplicar maquilhagem no rosto feminino. (Afinal existem tantas regras!). Podia ter escolhido qualquer outro exemplo deste género. A mente de uma criança, por exemplo, poderia achar que estas regras tinham sido implementadas pelos homens, para que as mulheres possam ficar deslumbrantes na sua presença, para lhes agradar. Mas não. Estas "regras" são fruto da procura da mulher por agradar o homem.


De facto, um homem acharia muito agradável ver uma mulher tão bem arranjada (apesar de muitos preferirem "ao natural"), mas não lhe pedia para seguir esquemas como este. 

São as mulheres que ditam estas "obrigações" a si mesmas. São as mulheres que mudam o seu olhar para um olhar masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.