Barbara Kruger
A sociedade em que vivemos apresenta-nos uma série de produtos e serviços, tão vasta em variedade como em quantidade. Chegam até nós, os consumidores, através da publicidade, que está em todo o lado, a qualquer hora, persegue-nos, e não dá espaço nem oportunidade de fuga, seja através da televisão, rádio, placares publicitários, internet, telefone ou correio, com o grande objectivo de nos mostrar que determinado produto ou serviço é indispensável à nossa sobrevivência.
Não se trata de ser ou não indispensável à nossa sobrevivência, pois esta não depende da aquisição de um abre-latas eléctrico, seguro dentário ou Iphone. Embora cada vez mais, acreditemos nessa falsa realidade, num pensamento que se vai impondo de forma inconsciente nas nossas vidas e hábitos, fruto dessa variedade de produtos e serviços que nos são vendidos pela abundância de publicidade a que somos sujeitos diariamente.
Vivemos e alimentamos uma busca incessante por ser, por pertencer, por viver feliz. Jean Baudrillard afirma que a razão de viver do homem assenta na busca da felicidade, toda a razão da sociedade consumista é esta procura interminável por algo que acredita poder comprar.
Traispotting (1996)
No segmento inicial do filme Trainspotting, a personagem principal narra uma série de opções que a nossa sociedade toma de forma a se tentar enquadrar e pertencer, numa crítica às escolhas que nos definem enquanto pessoas, enquanto membros da sociedade e que definem variadíssimos aspectos das nossas vidas.
São as escolhas de produtos, serviços e hábitos que consumimos na procura de uma identidade pessoal, que acaba por se difundir numa identidade social generalista de negação à identidade pessoal.
"...
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
..."
Carlos Drummond de Andrade (1984) O corpo. Rio de Janeiro: Record, p. 85-87.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.