segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Natureza e a Cultura no Homem


O Homem  é um ser colectivo, no entanto, não é o único capaz de viver em comunidade, os animais tambem possuem essa capacidade. Apesar disso, existe algo que distingue claramente as colectividades animais das humanas, nomeadamente a Cultura.
Desde cedo, o Homem aprendeu a utilizar lascas de pedra e pedaços de madeira como instrumentos, construindo lanças e outros utensílios. Aprendeu a manipular o fogo, ocupando lugares até então inóspitos aos primatas. Graças à sua capacidade de transmitir os seus inventos e as suas modificações aos seus descendentes, o homem passa a produzir Cultura.
Existem então algumas dissemelhanças na manifestação dos comportamentos animais e humanos.  A nível das necessidades básicas, tanto dos animais como dos humanos, podemos encontrar a necessidade de alimentação e a necessidade reprodutora ou impulso sexual, respectivamente no sentido da subsistência individual e no sentido da sobrevivencia da especie.
Enquanto que, sempre que um animal tem fome, simplesmente procura o alimento e come-o, o Homem possui horários de refeições especificos, exigindo uma preparação prévia dos alimentos, utilizando um ritual de boas maneiras. Pode-se concluir que a reação do Homem em relação à sensação de fome é influenciada por elementos de ordem social, enquanto que a resposta dos animais é dada de forma simples e natural.
Do mesmo modo, em relação ao impulso sexual, enquanto que o animal limita-se a cortejar de forma instintiva o parceiro pretendido, o cortejo do Homem requer características psicológicas e morais. Pode-se então concluir que a reação do Homem em relação à necessidade reprodutora e ao seu impulso sexual obdece a imperativos de ordem social, enquanto que no caso dos animais o impulso sexual é totalmente instintivo, obtendo uma resposta simples e natural.
É certo que o Homem se insere numa sociedade com comportamentos regulados por normas que são transmitidas e respeitadas de geração em geração. O ser humano encontra-se numa dimensão histórica, com uma forte tradição social que respeita diversificadas regras de conduta que são logo impostas quando um individuo nasce. É então desta forma que a resposta do Homem, supostamente natural, se distorce e se torna influenciada por normas ditadas pelo contexto social em que o individuo está inserido. Podemos então afirmar que as caracteristicas humanas inatas e naturais são substituidas por caracteristicas adquiridas e alteradas pela Cultura. É possivel concluir que a Cultura é então tudo aquilo que o homem adquire ao longo do tempo estando em contacto com todo um meio social, transmitindo essa aprendizagem às gerações futuras.
Em suma, a Natureza no Homem diz respeito a tudo o que temos de comum aos animais, enquanto que a Cultura no Homem diz respeito a tudo o que nos distância completamente do comportamento animal. É a Natureza que possibilita a criação da Cultura, assim como a Cultura tem influência na Natureza.


Link de anexo:
http://pt.scribd.com/doc/6654386/Natureza-e-Cultura-LeviStrauss



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.