segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disneyland


             O conceito ideológico dos autores Adorno e Horkheimer, na obra ‘A Indústria Cultural’, aborda a sociedade materialista, apontando críticas à sociedade de mercado, que persegue o progresso técnico e industrial. Vejamos o seguinte tópico, como reflexo deste pensamento: “ Divertir-se é estar de acordo. ‘O que as pessoas querem’ como falsa libertação.”
            A indústria tem cada vez mais capacidade de manipular o homem, sem este se aperceber, contribuindo assim para a construção da ideologia dominante. A maior parte dos pensamentos e ideais do Homem advém desta indústria cultural. Assim, a diversão é também um conceito totalmente controlado. Esta acção muitas vezes tem de ser deixada para trás para que se faça um progresso cultural, e o próprio conceito, já esta a ser alterado para o benefício deste mesmo desenvolvimento. A indústria tenta sempre que o conceito de diversão esteja totalmente interligado com consumo. ‘ Divertir- se significa estar de acordo’, o autor tenta aqui reforçar a ideia de que a diversão é algo que já está comercializado e previsto pela sociedade materialista dos nossos dias, estando assim de acordo com o consumismo e com o sistema capitalista. Os autores descrevem então o acto de diversão como algo inconsistente, sendo assim o próprio homem uma marionete da indústria. Daí virá então a ideia de que não existe pensamento autónomo, porque tudo será controlado pelo progresso técnico e científico e o homem desempenhará apenas o papel de consumidor.
            O Joãozinho foi a Disneyland com a sua família. De regresso a escola, entre pares, o seu estatuto dispara automaticamente..



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.