domingo, 2 de dezembro de 2012

Geração dos estereótipos

Todos nós sabemos que a moda desde sempre esteve inserida na nossa sociedade. Agora cabe-nos a nós decidir se seguimos aquilo que a sociedade nos obriga a usar para nos sentirmos integrados ou aquilo que à partida nos fará sentir mais confortáveis e que será mais honesto para nós próprios.

Com a chamada “Geração Morangos com Açúcar”, parece que pelo menos o público-alvo principal, os adolescentes, foram indiretamente manipulados pela publicidade, que nos indica o que está na moda e que faz com que se contagie toda uma geração que apenas quer sentir-se aceite.

A minha questão é: será o mais correto deixarmo-nos influenciar pelos media e pelos grupos de adolescentes que nos dizem o que devemos usar/fazer, com o fim de sermos aceites, em vez de sermos nós a decidir por nós mesmos o que é mais “confortável”? Parece que isto afeta a maioria dos adolescentes, que pensa que só por “uns “ terem um certo tipo de comportamento ou atitude, devem ser iguais porque lhes parece que são essas mesmas atitudes/comportamentos que vão fazer deles iguais e, automaticamente, serem aceites.

Falando agora daquilo que em nós é mais visível pelas ruas, que é a maneira de vestir de cada um, se repararmos bem, deixou de haver uma certa originalidade entre os adolescentes e cada vez há menos grupos, porque deixa de haver tal diversidade. A moda é algo contagiante, a partir do momento que duas ou mais pessoas começam a usar um novo estilo e a originalidade acaba, porque em poucos instantes torna-se moda, todos o usam. E o que ajuda a este contágio são os meios de comunicação, que se apercebem destes indícios de moda e que os integram nas suas personagens fictícias.

Hoje em dia, os adolescentes, não todos mas a grande maioria, têm a necessidade de ter ou fazer o que os outros têm ou fazem, pois a sociedade define-se por grupos. E cada um forma o seu tipo de ideologia e segue determinados padrões para que, na maior parte dos casos, pertença a certos grupos, ou para se destacar, ou não ficar no anonimato, ou não ser vítima de bullying, entre outras. Quanto mais uma determinada coisa está na moda, mais a querem, parece que precisam dela para sobreviverem, quando o que acontece é que estão completamente dominados pelos estereótipos e pelos objetos, sem se aperceberem disso mesmo.

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