segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Influencia dos Média na Sociedade


Os media foram os maiores impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes, através de campanhas publicitárias induziam a população a adquirem determinados produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis. Os meios de comunicação serviram não só para entretenimento, informação, mas com eles surgiram também, conceitos completamente novos e ousados, como é o caso da publicidade e de propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de comunicação, para convencer e manipular a opinião pública.

Figura 1: Poster de Propaganda de Obama


Com a enorme adesão do público surgiu a guerra das audiências e das vendas. Hoje em dia uma criança, quando pequena, não tem preconceitos, não atribui estereótipos a pessoas ou grupos, é animada, brincando com qualquer pessoa: ao entrar num infantário, podemos observar o modo como as crianças brincam umas com as outras, independentemente da cor, cultura, crença, etc. Com o passar do tempo, com a integração nos meios sociais e aprendizagens parentais, as crianças vão-se definindo através de uma mistura de influências, entre as quais se destacam de modo subversivo as dos Mass Media. Entram na geração do stress, imitando os seus actores favoritos na sua série predilecta, tomando-os como ídolos. Alguns conseguem ultrapassar este tipo de influências, considerando-as como "tolices". Outros não distinguem a diferença entre a realidade e a série preferida. Encarando a sua vida semelhante à realidade irreal dos programas televisivos, o adolescente toma atitudes parcialmente influenciadas pelos Mass Media, desde o consumo de drogas e álcool à construção de imagens ideais a atingir, chegando a ter distúrbios psicológicos... Os pais ou encarregados de educação só se deparam com o comportamento dos filhos muito tempo depois, muitas vezes sendo irreversíveis.

Um exemplo infeliz da influencia dos media é o do “corpo perfeito” que por vezes origina problemas graves de saude como no exemplo que se segue:

Shocking Anorexia vs Boulimia



Outro exemplo é o que se verifica neste anúncio que pretende mostrar os efeitos negativos dos media nas crianças:

The Most Controversial Commercial Spot Ever - Romanian Ad

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.