Os media foram os maiores
impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes, através
de campanhas publicitárias induziam a população a adquirem determinados
produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis. Os meios de comunicação
serviram não só para entretenimento, informação, mas com eles surgiram também,
conceitos completamente novos e ousados, como é o caso da publicidade e de
propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de comunicação, para
convencer e manipular a opinião pública.
Figura 1: Poster de Propaganda de Obama
Com a enorme adesão do público
surgiu a guerra das audiências e das vendas. Hoje em dia uma criança, quando
pequena, não tem preconceitos, não atribui estereótipos a pessoas ou grupos, é
animada, brincando com qualquer pessoa: ao entrar num infantário, podemos
observar o modo como as crianças brincam umas com as outras, independentemente
da cor, cultura, crença, etc. Com o passar do tempo, com a integração nos meios
sociais e aprendizagens parentais, as crianças vão-se definindo através de uma
mistura de influências, entre as quais se destacam de modo subversivo as dos
Mass Media. Entram na geração do stress, imitando os seus actores favoritos na
sua série predilecta, tomando-os como ídolos. Alguns conseguem ultrapassar este
tipo de influências, considerando-as como "tolices". Outros não
distinguem a diferença entre a realidade e a série preferida. Encarando a sua
vida semelhante à realidade irreal dos programas televisivos, o adolescente
toma atitudes parcialmente influenciadas pelos Mass Media, desde o consumo de
drogas e álcool à construção de imagens ideais a atingir, chegando a ter
distúrbios psicológicos... Os pais ou encarregados de educação só se deparam
com o comportamento dos filhos muito tempo depois, muitas vezes sendo
irreversíveis.
Um exemplo infeliz da influencia
dos media é o do “corpo perfeito” que por vezes origina problemas graves de
saude como no exemplo que se segue:
Shocking Anorexia vs Boulimia
Outro exemplo é o que se verifica
neste anúncio que pretende mostrar os efeitos negativos dos media nas crianças:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.