quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Facebook e a Inveja


Pode dizer-se que a publicidade a que somos sujeitos diariamente propõe que modifiquemos a nossa vida, que nos transformemos, apelando à nossa inveja. Isto é, ela mostra-nos situações e pessoas que invejamos, que desejamos ter e ser; que desejamos «ter e ser», no fundo, para podermos provocar inveja nos outros.

O Facebook tem, hoje, cerca de um bilião de usuários activos. Eu faço parte desse número, e, pelo que posso observar, a principal função deste site, muitas das vezes, é ‘publicitar’.
               
Parece-me que a maioria destes usuários utilizam o Facebook, não tanto para se «conectarem com aqueles à sua volta» (como é apregoado no slogan), mas antes para publicitar a sua vida, transformando o site numa espécie de 'montra humana', ou numa espécie de concurso, onde ganha quem consegue provocar a inveja no maior número de pessoas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.