domingo, 2 de dezembro de 2012

SOCIEDADE VS MEDIA



Os media formam sociedades. Controlam os gostos e costumes das mentes mais frágeis e inocentes: as crianças. Tão fácil que é controlá-las... Exploram as famílias e a educação que elas dão às suas crianças. manipulam informação conforme mais convém ao nosso querido governo. O governo não quer geraç~es que tenham opinião, liberdade de expressão nem vontade própria! Esses princípios não lhes permite poder "governar" um país como pretendem: tirando aos mais pobres para os ricos ficarem ainda mais ricos. Se as crianças crescessem com os princípios e educação devidos teríamos uma revolução, que bem precisamos! O nosso país parece que quer outra revolução de cravos! Manifestações pacíficas? O que é isso? Onde é que isso nos leva? Assim não alteramos nada! O povo português tem que deixar de ser conformista e preguiçoso! Portugal parece que gosta de ser espezinhado vezes e vezes sem conta. Vejam a Inglaterra e a Grécia!  Aí sim se fazem manifestações não pacíficas! Acordem povo português!
O sistema continua o mesmo! O sistema está errado! Rege-se segundo o bem-estar da "fina flor" (os ricos, claro!). Mais uma vez digo: o sistema está todo errado! Mas que sistema resultaria? Num mundo em que as mentalidades já estão tão deformadas por aquilo que os media transmitem... As mentalidades não estão preparadas para um sistema político mais liberal, em que não seria necessário polícia, porque as pessoas saberiam o que é correcto e o que é incorrecto. Não haveriam líderes, pois o povo saberia o que o seu país precisa para prosperar. O povo ajudar-se-ia mutuamente: tem couves? não? tem cenouras? sim? então tome umas couves e dê-me umas cenouras... É assim tão difícil perceber que na ajuda, na compreensão, na sabedoria e no conhecimento está a chave para uma sociedade muito melhor?
os media controlam. Vejo isso cada vez que ligo a televisão, quando navego na internet, quando vou ao café, quando comunico com as pessoas, quando vejo a minha cunhada de 13 anos, aos fins-de-semana de manhã, a ver o canal Disney Channel! A ver aqueles programas em que tudo são rosas e borboletas! Os "actores" são todos belos e perfeitos! Não há um que seja gordo, feio nem deficiente. Incutem nas crianças que a vida é feita só de  coisas bonitas e boas e que o mundo é perfeito. Se fôssemos todos pessoas boas e perfeitas este mundo era um tédio, pachorrento e enfadonho! Estes são os princípios que as nossas crianças aprendem: amabilidade cínica! Aprendem que a vida é fácil e que mesmo existindo dificuldades, facilmente lhes dão a volta porque são boas pessoas e não acontece nenhuma maldade a boas pessoas! A vida não funciona assim! Hoje em dia o "não" é sempre garantido!
Infelizmente, os media formam sociedades. Controlam os nossos gostos, o que havemos de vestir, o que havemos de comprar e até controlam a forma como devemos comunicar entre uns e outros. Mas o que é que uma mãe ou um pai podem fazer contra os media? Proíbem a criança de ver televisão? Proíbem-na de sair de casa? Não, pois a proibição é pior ainda. A solução está na educação dada em casa: uma educação sólida; liberal mas exigente; uma educação cheia de amor, carinho e atenção; compreensão; transmitir às crianças como o mundo de facto é, com todas as suas guerras, fomes e doenças (não as metam numa redoma!), tendo sempre em conta de que é uma criança.
Em minha casa podemos com muito orgulho afirmar que temos uma criança que, apesar de se deixar influenciar pelos media, tem uma bagagem cultural de louvar e bons princípios. Nas situações que realmente importam nós vemos que conseguimos educar bem uma criança e que ela está preparada para enfrentar o mundo! Nestas situações ela nunca nos desilude.
Mas agora deixo uma questão para reflexão: qual é a educação mais adequada para uma criança?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.