sábado, 29 de dezembro de 2012

A publicidade como meio persuasivo

A publicidade tem um poder tremendo de mover massas e de ser, através dos meios de comunicação, o principal transformador social e cultural dos indivíduos.
Através da obra "Sociedade do Espectáculo" de Guy Debord, conseguimos perceber o modo como a publicidade é só mais um dos meios persuasivos de uma sociedade submetida unicamente a lógicas capitalistas. A publicidade é o grande véu que cobre toda a impureza dessa lógica, é a boa e satisfatória aparência que encobre todo o mal que ela própria acarreta. São imagens manipuladoras e causadoras duma sociedade onde habitam os "fantoches" do consumismo.






Estes dois anúncios anteriores vão tocar num suposto problema natural dos indivíduos: a procura pelo sexo oposto. Tem um teor sexual que provoca no indivíduo o desejo do produto. Invoca a imagem como aparência: a quase promessa aparente de que quem obtiver o produto obterá a mulher/homem. E é engraçado ver que estes dois anúncios publicitam produtos que se contrariam de certa maneira: a pasta de dentes e o cigarro; mas são publicitados da mesma maneira, com a promessa do sexo oposto.




Este é um dos anúncios mais tentadores, basta tocar num dos pontos sensíveis da mulher: o não querer envelhecer. Este creme surge como opção para que o envelhecimento seja contrariado, mostrando-nos a imagem duma mulher bela com a pele suave, procurando convencer as mulheres que estarão no mesmo patamar que ela, caso comprem o produto. A publicidade toca nas "feridas" para depois oferecer um "curativo" sem efeito.




Neste primeiro anúncio da Marlboro conseguimos ler a frase “Why don’t you settle back and have a full-flavored smoke?”. Uma imagem de relaxamento, o esquecimento de problemas, que a publicidade cria ao espectador. Mas não é só essa a imagem que nos é apresentada. Para que a publicidade fosse ainda mais persuasiva, puseram, como protagonista, um jogador de basebol.
Uma vedeta da altura que chamaria a atenção de massas. Não poderia ser melhor publicidade para uma marca de cigarros: “Paul’s a Marlboro man all the way”.
Ainda hoje isso acontece, estas manobras de propaganda são cada vez mais utilizadas nos dias de hoje, como é o caso do champô da "Linic", promovido pela idolatrada vedeta portuguesa do futebol, Cristiano Ronaldo. Se queremos ter um cabelo saudável como o jogador influenciam nos a comprar o produto que supostamente ele utiliza.
 

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